segunda-feira, 3 de setembro de 2007

REFLEXOLOGIA



As terapias, ditas alternativas, são milenares e testadas muito antes do nascimento de Jesus Cristo. A história da Reflexologia conta-nos que a sua origem se deve aos Incas, remontando, possivelmente a 12.000 anos a.C. Os Egípcios também usaram esta terapia , conforme mostra o papiro , (Tumba dos Médicos 2330 a.C.) e segundo a história foi usada também na India e China há 5.000 a.C. A reflexologia ou terapia por zonas dos reflexos é considerada um método terapêutico holístico.
A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, tambem melhora a irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu stresse.
Os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos similarmente nos pés. As zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma área maior e são mais específicas.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.
Nesta forma de terapia é muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o paciente no processo de cura. O terapeuta actua como um mediador para activar o potencial de cura do paciente. A minha experiência nesta área é muito positiva. Tive imensos pacientes que beneficiaram da reflexoterapia ,juntamente com a aromaterapia, cromoterapia e musicoterapia, estes são complementos verdadeiramente fortes para um ambiente muito mais acolhedor e holístico.

2 comentários:

Unknown disse...

isto funcionará nem que seja pelo poder palcebo!

maria cecilia disse...

Obrigada pelo comentário...mas o efeito posso garantir-te que não é só placebo...os efeitos são visíveis e identificáveis, acredita. Abraço