segunda-feira, 3 de setembro de 2007

"As fragilidades da memória são universais na experiência humana" (Squire e Kandel, 2003: 90)


A Doença de Alzheimer é a forma mais frequente de demência. Acontece e não só aos outros: quando menos esperamos ,"bate-nos " à porta sem permissão...O meu meu pai sofre desta miserável doença...tem sido um processo lento, mas devastador para nós (família).
Nunca estamos preparados ... quando vemos os que amamos a perderem-se nas profundezas da amnésia e do esquecimento...É a frustração, a perda da identidade, do conhecimento e do reconhecimento do outro, inclusive dos próprios filhos! É o "grande buraco", o vazio sem retorno...A Doença de Alzheimer consiste na morte das células do cérebro, causando o esquecimento total ou parcial, deixando só de vez em quando um feixe de memória, mas vago.
A evolução da doença é muito lenta e de difícil identificação no início. A princípio só nos parecia confuso e cansado; com o tempo, verificámos perturbações de memória. Hoje sabemos que a doença já se manifestava há anos. A incidência da Doença de Alzheimer aumenta com o avançar da idade, mas pode atingir pessoas mais novas.
Neste momento, o déficit de memória do meu pai para factos recentes já começa a ser notório; a memória retrógrada, as recordações mais antigas, são as que vão prevalecendo.
Oxalá se descubra brevemente a cura ou o processo para travar a evolução de tão horrorosa doença... Bem diz o ditado popular e eu subscrevo-o : "Que Deus nos dê o juizinho até à hora da nossa morte!!!".

4 comentários:

Ruela disse...

Tenho pavor, ainda mais do que outras doenças, é muito triste.

IsA disse...

Uma doença que me "fascina" ... uma doença pla qual me interesso e muito ...

uma doença para a qual n´´os portugueses na sua maioria ainda nao esta sensibilizado nem preparado para a enfrentar ...

Beijinho grande :) com muitas saudadinhas da minha cecilia :) venha ao meu jantar de despedida de erasmus :)

maria cecilia disse...

Também fico apavorada só de pensar! O simples facto de pensar que uma pessoa pode perder toda a sua identidade...é demasiado humilhante, mais ainda terrivelmente deprimente! oBRIGADA PELA POSTAGEM Abraço

maria cecilia disse...

Vai havendo quem esteja apto a lidar com este tipo de doenças e doentes...Mas o problema que se impõe é que tudo é demasiado caro! Os medicamentos são uma pequena fortuna, os especialistas são caríssimos, as enfermeiras ou auxiliares pagam-se "a peso de ouro2. Obrigada pela postagem bjo