domingo, 16 de setembro de 2007


" A Ciência é um perigo público. Deu-nos o equilíbrio mais estável que a história registou. Mas não podemos permitir à Ciência, que desfaça o bom trabalho que realizou. Aqui está porque estabelecemos com cuidado os limites e as suas investigações, apenas permitimos que se ocupe dos problemas mais urgentes do momento. Todas as outras pesquisas são cuidadosamente desencorajadas". Huxley (1999)

Todas as questões em torno da Ciência , assim como todos os artigos e teorias que encontro sobre os perigos e os benefícios, são para mim inquestionavelmente temas que me despertam atracção e curiosidade. Desde sempre estes assuntos fazem parte do meu inconsciente/consciente quer pela sua problemática , dualidade e até ambiguidade.

Eu penso que desde que a Ciência seja uma reflexão cuidadosa e consciente na vida da Humanidade é imprescendível que ela faça parte do nosso quotidiano. Estudei , aprendi que a Ciência é o conhecimento exacto e sistemático da realidade, baseado na experiência e verificação dos seus princípios - a busca da VERDADE ABSOLUTA da realidade - !!!

Por vezes sou assolada pela desconfiança ... e não acredito tanto assim na Ciência bem como nas suas VERDADES ABSOLUTAS !!! As transgressões da comunidade cientifica , que não assegura os valores éticos , morais, deontológicos essenciais nas práticas cientificas em detrimento dos cifrões levam-me a duvidar...e as dúvidas e desconfianças são por vezes inúmeras!

Investigadores que criam vírus mortíferos, agentes secretos, jornalistas envenenados , escandalosas experiências em seres humanos sem consentimento dos mesmos...Não posso esquecer as práticas criminosas nazistas... são alguns dos aspectos menos dignificantes da Ciência....

O aspecto mais positivo e benéfico da Ciência é quando esta se dedica à prática de técnicas vantajosas para a Humanidade e não se deixa corromper. Quando actua melhorando a qualidade de vida nas sociedades . A Ciência Genética, por exemplo, está empenhada na manipulação dos alimentos para consumo e na genética do ADN, se esta empregar com os devidos limites e condicionamentos os seus poderes poderá ser muito benéfica. Em doenças como Alzheimer ou Parkinson , entre outras, corrigindo os genes "defeituosos", impedindo o aparecimento de muitas doenças e cura de outras .

Para terminar, este tema "dá pano p`ra mangas", cito Morin " CIÊNCIA SÓ COM CONSCIÊNCIA!"


Sem comentários: