segunda-feira, 17 de setembro de 2007



Não haja dúvidas de que o futebol é território fértil para a rivalidade. Os combates de cores mais tradicionais do País são o azul contra o vermelho e o verde ..., o verde contra o vermelho e azul ... o vermelho contra o azul e verde.....(perceberam? são sempre os mesmos...). São clubes com enorme responsabilidade na história do futebol Português, mas as suas rivalidades são extremas e os seus encontros são sempre recheados de emoções e violência. . Os dirigentes , infelizmente não se preocupam com as palavras acesas antes dos jogos, a finalidade é "incendiarem" os ânimos clubísticos, as suas claques e os seus adeptos. Seria um bom exemplo e um serviço público que deveriam pagar ao Páis ,tanto os presidentes como a comunicação social , se começassem a dar reforços importantíssimos como ; a preocupação pela pacificação dos adeptos . Já imaginaram como seria bom se vissemos todo um País aliado por uma luta comum? Scolari conseguiu que todos os Portugueses se empenhassem por uma causa comum...PORTUGAL. Porque não promovem os clubes, uma campanha com intuito principal de alcançarem a paz nos campos? Não dá dinheiro? Mas dá uma imagem importantíssima aos clubes. Vão reaparecer como pessoas sérias e capazes de educarem os mais jovens com melhores comportamentos...e não só...para dignificarem o Desporto que é o Futebol. Ainda serias uma mais valia e contribuição para a educação de um Povo . Será uma utopia, um ideal tranquilizar as famílias para irem aos estádios?...
O Futebol deverá ser diversão . A rivalidade é um dos condimentos essenciais do futebol, mas ela poderá ser exercida com respeito, sem qualquer contorno de violência. Não tenho de me zangar com o meu irmão, com o meu filho ou amigo(a) , só porque ele tem uma opção diferente da minha.
Oxalá a comunicação social, os deputados, os presidentes dos clubes ponderem nos seus comportamentos e se aliem , para a construção de uma sociedade melhor.

Sem comentários: