domingo, 20 de maio de 2007

a universidade depois dos 40...


Vir para a Universidade depois dos 40 anos foi na realidade um acto de coragem... Imaginem como foi o meu primeiro dia de aulas!...Dois estudantes vieram perguntar-me se podia ajudar dois colegas do "Erasmus"... (julgando que eu era a professora) ... A adaptação é difícil em qualquer altura da nossa vida, são as mudanças...e como sabemos geram conflitos internos...que nos ajudam a evoluir... Afinal o porquê da minha vinda para a Universidade sabendo que há tantos jovens Licenciados e até Doutores que estão no desemprego ? Porque estudar ao longo da vida entardece o envelhecimento dos neurónios e através da ginástica mental tento mantê-los activos. A nível profissional, sou terapeuta (da área das terapias chinesa, ditas alternativas) deparei-me com uma imensidão de pessoas que necessitavam de ajuda e essencialmente de alguém que as escutasse e as orientasse. Logo se impôs a urgência de saber e criar mais e novas competências. Esta é sem dúvida uma de muitas razões do porquê da minha vinda para a Universidade e para o curso de Psicologia ... Na altura em que devia estar a estudar não o podia fazer, tinha de trabalhar e cuidar dos filhos, ainda pequenos. Faço sempre as coisas "fora do tempo" estipulado, pela sociedade e pelos investigadores e psicólogos da teorias do desenvolvimento e da personalidade, ultrapasso umas estapas, estarei atrasada noutras!... Mas como aprendi, o tempo é estipulado por mim, é o meu tempo, não o dos outros ...
Muito obrigada a todos os que têm contribuído para o meu crescimento pessoal, intelectual, profissional e de auto-realizção...Professores e colegas...
Não podia esquecer aqueles que não têm contribuído, porque esses também me ajudaram a lutar ainda mais...

4 comentários:

Anónimo disse...

Não será viver a maior condição do ser humano?! E isso de viver,tem prazo de validade?!

Certamente para muitos k traçam metas e objectivos cronometrados,tudo akilo k decorre após este tempo,será ignorado,considerado estragado,logo evitado ser comestivel para não conduzir a intoxicações alimentares!!!
Parecem preferir viver na ingorância de uma vida sem sentido, regida pela medo de superar desafios impostos pela nossa sociedade.
De louvar kem quebra estas regras sociais e parte à conkista de sonhos incompletos no passado. Um sonho será sempre um mero desejo recalcado até k se torne realidade!!! Tem a sua piada passar a vida sonhando,na fantasia,mas será k os sonhos nos permitem realização pessoal?!Óbvio k a resposta será negativa, e nem mesmo os senhores da psicologia com as suas teorias conseguem ter razão ao delinear as suas perspectivas.A verdadeira psicologia cria-se nas estradas k se vão caminhando ao longo desta vida.
"A lucidez é a maior conquista do homem, mas é também a sua maior tragédia".

Assim,termino salientando o orgulho k todos nós sentimos na sua pessoa.Será sem dúvida um marco no nosso percurso académico e uma mais valia para desenvolver coragem para enfrentar o futuro k se avisinha...O meu mt obrigado por possibilitar o seu conhecimento***

maria cecilia disse...

Patrícia muito obrigada pelo carinho e pelas tuas preciosas palavras.São palavras reforçadoras para eu continuar com muita mais força...O meu coração ficou repleto de alegria e comoção :)...és muito querida e amorosa e contactar contigo no meu dia a dia é, sem dúvida, uma grande dádiva no meu percurso finito.
Agradecida pela tua reflexão.Beijocas e sê sempre fiel a ti mesma porque tens imenso VALOR...

Anónimo disse...

A revoltada aplaude a ideia de que o tempo é seu e de mais ninguém :P É a cecilia que rege quando, como e o que quer fazer. O que os outros dizem pouco importa. Quando acabei o 12º queria ir um ano para Africa fazer voluntariado. Clara está, a familia achou que era demasiado cedo para o fazer e que precisava terminar os estudos primeiro. Esse ano, tenho a certeza, teria mudado terminantemente o rumo da minha vida. Apesar disso, não o ter feito até agora só significa que é um objectivo que ainda pretendo cumprir.
Agora, cedo, tarde, depois, são palavras que cada um atribui o significado que quer. Ter entradi agora para o ensino superior só significa que esteve a criar bases mto importantes na sua vida antes, que se tivesse vindo na tal altura que a sociedade estipula não teria maneira de recuperar, nomeadamente a infância das crianças que hoje são o seu suporte. Nunca se arrependa porque optou pelo tempo que não poderia recuperar mais. A faculdade tem sempre tempo e como está provado, a Cecilia tem um gosto e uma força de vontade que nenhum obstáculo consegue deter. Um beijo enorme

maria cecilia disse...

Muito obrigada pela força...Não te esqueceste do "revoltada"?... Mas a tua "revolta" , tenho a certeza, é de muita enegia contida...(entre outras)e tens uma vida à tua frente para poderes usá-la...e da maneira que tu mais queres...
Tens um potencial humano enorme ...só precisas mesmo é deixar fluir...e felizes os que por ti forem amados... porque tens uma enorme capacidade de te dares, (principalmente aos fracos e desfavorecidos)... Que consigas realizar os teus sonhos...beijo grande