sábado, 12 de maio de 2007

A sociedade actual...



Olhamos em redor e...somos bombardeados com variadissímas formas de informação, todos os nossos orgãos sensoriais foram estudados ao mais ínfimo pormenor como forma de assimilarmos as mensagens. Nesta vastíssima sociedade da informação, dos blogs, do hi5, do msn, dos chats, dos sms´s, da internet, dos telemóveis 3G, do MP3...parece que vivemos no melhor dos mundos. Mas surpresa!!! ... à nossa volta o desemprego cresce, os jovens não encontram saídas profissionais, o abandono escolar é uma realidade,os direitos humanos são violados a cada segundo que passa, a marginalidade aumenta e gera a violência e como senão bastasse todos os problemas inerentes que advêm desta problemática: a droga, o álcool, os assaltos, os raptos, a prostituição e outras desviâncias.
Acreditar,porém, que vivemos hoje numa sociedade minada por falta de valores é ser também muito pouco optimista. É verdade que nos cruzamos com gente triste, gente cinzenta, cabisbaixa, às vezes quase feia de tanta desilusão e é nestes momentos que começo a questionar-me e a ficar inquieta . E porque "adivinhando" os problemas, podemos agrupá-los e procurar entende-los num grande projecto de inter-ajuda.
Somos assolados diáriamente com informações de dramas, desgraças, maldades e insucessos.
Bom teremos de tentar encarar tudo isto como algo que podemos mudar, para que a minha geração e as vindouras sejam formadas por adultos sorridentes, positivos, honestos, bem preparados ao nível da formação seja ela profissional, moral/valorativa e essencialmente pessoal. Todas estas "qualidades" formarão certamente uma sociedade mais saudável, mais competente , com pessoas "sociais"mais felizes, logo mais produtivas e realizadas. E como se costuma dizer "o exemplo vem de cima", oxalá venha e o sonho...se concretize...é tão fácil basta nós querermos e tudo se poderá realizar...não é utopia...pois, se achamos que só os outros o podem fazer , nada se fará....

2 comentários:

Ludovina Azevedo disse...

A leitura desta postagem agradou - me imenso pela qualidade e veracidade do que é pronunciado, não tirando óbviamente valor às outras postagens.
Somos de facto arrastados por este império das novas tecnologias, no entanto pessoas como eu, como tu, e como outras que eu creio ainda existirem, fazem a diferença, apoderando - se delas para tentar " mudar" e promover novos mundos, até mesmo os nossos. Por isso fico triste por não comentares o meu blogue há já algum tempo.
Um abraço,
Ludovina

Anónimo disse...

Para a contribuição da mudança das gentes tristes e cinzentas estamos cá nós pelo menos durante as nossas viagens de metro...
Costuma-se dizer que a alegria é contagiosa e assim espero que o nosso rir nestas viagens entre nos ouvidos dos outros passageiros e que contribua para um mundo melhor, é como dar um pouco de nós.
Rir é o melhor remédio...