domingo, 1 de julho de 2007

O vice-cônsul


Sinto que somos pouco patriotas e que dizemos muito mal uns dos outros...A inveja paira no ar... Venho contrariar estas opiniões negativistas e que põe a moral dos portugueses tão em baixo...
Há cerca de 15 dias testumunhei um acontecimento que tenho de partilhar;
Um cidadão estrangeiro, casado com uma portuguesa, ficou privado da possibilidade de viajar no avião, da Tunísia para Portugal, porque não tinha a carta de residência...era obrigatório tê-la consigo e por esquecimento tinha-a deixado em Portugal.
O desespero envolveu esta família, saber que o marido não podia abandonar o país em questão, que tinha pouco dinheiro, não conhecia ninguém nem falava a língua ...nenhum de nós é capaz de se imaginar nesta situação, pois não?
Entretanto, a família entrou em contacto com a Embaixada de Portugal na Tunísia e o vice-cônsul, pessoa de extraordinária humanidade e sensibilidade, imediatamente se prontificou a ajudar esta família...(temos de ter em conta que a pessoa em questão não é ainda cidadão português). O vice-cônsul, tratou do essencial , foi ao aeroporto, certificou-se de que nada faltaria até ao dia da partida que é precisamente amanhã. Estou a "torcer" para que este jovem chegue a Portugal para abraçar a sua família sem mais percalços.
Partilho este acontecimento para dizer a quem me lê que os portugueses se devem orgulhar do seu país. Nem tudo é perfeito ... mas tantas queixas ...tudo o que português é mau...talvez seja esse o motivo porque não evoluimos...cada um rema para seu lado !!! E não queria deixar de homenagear este português que dignifica e representa Portugal no estrangeiro, o vice-cônsul.!!!

2 comentários:

Ludovina Azevedo disse...

Sem dúvida que é um aspecto positivo e importante a salientar, sem dúvida que temos muitas coisas boas que não são analisadas e divulgadas e deveriam ser. No entanto a minha opinião em termos de politicas nacionais e partidárias não se alteram, é quase que impossível ser positivo com um governo que nos puxa sempre para trás.
Um abraço.

maria cecilia disse...

Não faço comentários...fazem coisas más e boas, como todos os que lá estiveram...não vi melhor e já vi pior...opiniões...em relação a este caso em concreto só tenho a dizer bem e não sei qual a cor política do senhor em questão. Em Portugal por vezes basta se pertencer a um partido que não nos agrada para contarmos todos de igual forma e penso que não é assim...há bons e maus politicos em todos as facções partidárias...muito obrigada pela tua opinião , beijo