terça-feira, 12 de junho de 2007

A Finitude...

"Quando morremos, deixamos atrás de nós tudo o que possuímos e levamos tudo o que somos."
(Autor desconhecido)

Hoje tive contacto com a morte através de uma pessoa que eu não conhecia...no entanto o facto de ser um desconhecido, de eu nem sequer saber o seu nome ... não deixou de me afectar... no meu dia a dia eu tento não pensar na minha finitude , fui confrontada com ela através do "outro" . Sinto-me abalada, acordo, trago para o meu consciente uma realidade objectiva e clara que tento recalcar ...a morte. Esta pessoa caminhava no passeio com um amigo, não teve tempo dizer nada ...simplesmente morreu na calçada. Eu estava a estudar num café , com imensas janelas, um dia normal, como tantos outros... As pessoas, anónimas , seguiam o seu percurso diário, cada um englobando o seu próprio mundo encoberto, com todas as dificuldades e alegrias inerentes à qualidade de ser humano... e de repente ...não pude deixar de testemunhar o último dia, o último momento, os últimos segundos de vida desta pessoa cujo nome desconheço...Senti uma verdadeira impotência, frustração, tristeza ...não pude fazer nada...simplesmente assistir ao fim. Ver morrer alguém, mesmo que seja um desconhecido, perante os olhares curiosos, transtornados, piedosos, das muitas pessoas que percorriam o caminho da calçada... é simplesmente lidar com a essência da nossa vida - a morte.
Nesta matéria a ciência , não conseguiu criar teorias nem objectivar... apenas a constatação do fim de um organismo vivo, chamado ser humano ... Depois a religião tenta argumentar com imensas teorias, consoante as religiões: para uns a existência da vida após a morte é uma evidência, a ressurreição, a reencarnação...etc, etc, mas provas evidentes ...não há...e continuamos neste mistério da vida... tentando esquecer as nossas fragilidades, comportando-nos como se fossemos eternos...acumulando egoísmos, riquezas, ambições...para quê??? Ou velhos ou novos morreremos um dia...Foi só um dia melancólico, reflectir na vida e na morte deixou-me triste!

Sem comentários: