domingo, 17 de junho de 2007

Ainda se morre por amor ou desobediência



Em que século estamos? Século XVI, na época do "Romeu e Julieta"? Uns povos evoluiram outros não? Quanto vale a vida de um ser humano, neste caso, uma mulher, uma filha?
Banaz Mahmod, de 20 anos de idade, foi morta por ordem do pai porque se apaixonou por um homem que a família dela, de origem curda, não aprovava. O pai e tio foram condenados em Londres porque a mandaram matar.
O caso ganhou relevo nos jornais não apenas por ser um crime para defesa da honra, segundo a sua família, mas também porque a jovem deixou gravado na câmara do telemóvel do seu namorado um pedido de ajuda .
As imagens foram gravadas num hospital, ela contava que naquela noite tinha conseguido fugir de um atentado e que estava com medo. O pai achava que ela tinha desonrado a família.
Banaz foi assassinada em Janeiro, na sua casa, em Mitcham, no sul de Londres.
A polícia foi avisada várias vezes de que Banaz corria risco de vida. parece que de nada valeu o seu apelo ... até quando se morre por amor e escolha pessoal? Até quando estas mulheres não podem fazer as suas escolhas? Morrer num pais onde existe liberdade ...é quase como morrer afogado quando se está a chegar àpraia ...é demasiado triste....
O que sentem estes pais? ...o que vale mais ? Uma filha ou a "dita" honra?...quanta maldade e má formação ... espero que a justiça Inglesa faça cumprir as leis pelas quais nos orientamos...

5 comentários:

Ruela disse...

Infelizmente é mesmo assim.
Evolução?
Parece que não!

maria cecilia disse...

obrigada pelo comentário e por postar no meu blog
abraço

Ludovina Azevedo disse...

Será que o amor é libertador em todos os contextos?
Fica a persistência infeliz que não é bem assim.
Um abraço.

Unknown disse...

O problema é a divergencia da evoluçao. Certamente que conheces os homicidios e suicidios por honra dos samurais! É quase romantico.

A questão é que valorizamos(no ocidente)a vida acima de qualquer valor moral, enquanto que em outros dos pontos cardiais são os valores morais os cânones pelo quais se regem.
Não achas que a nossa sociedade (ocidental) tem uma terrivel falta de valores morais? Não achas que a pura preservaçao da vida é muito mais animal que a aceitaçao de valores morais? Preservar a vida a qq custo parece algo de comum a todos os seres vivos, o respeito a valores morais, não.

Não será este "desleixo" em relaçao a tais valores que conduzem a nossa sociedade ao destruiçao?

Obvio que aqui não defendo crimes cm os que reportas-te, e coloco tb somo julgamento a excessiva entrega a "honras" que com os tempos se perdem de cegas e hajem por habito.

Apenas digo, que "eles" estão mt errados, mas não somos muito melhor. Somos diferentes, e deveria-os era tender para o equilibrio.. "eles" mais "nós" e "nós" mais "eles"!

maria cecilia disse...

Obrigada pelo comentário. Penso que é complexo...mas eu tenho pena que se dê vida a alguém e se tire quando muito bem aprouver...pode ser cultural ...moralidade para mim não há...os valores morais respeitam a vida humana...abraço