sábado, 16 de agosto de 2008

Vou de Férias...


Férias aí vou eu!!!!!!!!!!!
Espero que todos tenham umas boas férias também.

terça-feira, 12 de agosto de 2008





A lei de desigualdade salarial está cheia de alçapões e pouco fez para acabar com as diferenças salariais entre homens e mulheres, especialmente porque eles continuam a executar tarefas distintas, mais bem pagas e a nível hierarquico continuam a predominar. É uma vergonha, os empregos continuam a proliferar para os homens ...eu verifico até no supermercado onde costumo ir...primeiro as caixas eram mulheres...agora são homens, porque estes não engravidam....

Continuação da SAGA ...."escritos milenares"





Ainda sobre a apresentação do "PowerPoint" e intitulado “Escritos Milenares”, não posso deixar de contestar as deliberações tomadas por homens , ditos sábios e doutores, as barbaridades ditas por estes "SERES, ditos, SUPERIORES"....
Assim, o apóstolo S. Paulo terá dito em 67 DC: Que as mulheres não poderiam falar nas igrejas, porque não lhes era permitido fazê-lo. Se tivessem dúvidas estas teriam de interrogarem em casa os seus maridos.
Lutero, o grande teólogo alemão, também quis dizer das suas e aqui vai o que mencionou: O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia", quanto receio das poderosas mulheres!!!!
Aristóteles, o filósofo e professor de Alexandre, o Grande,sai-se com esta: A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.
Bem eu não sou sábia...mas perante tanta asneirada e estupidez, fico petrificada. Pensei e tornei a pensar .... Será que Cristo antes de morrer ensinou a S. Paulo estas coisas? Tenho a certeza que não, Jesus lutou pela igualdade, logo penso que S. Paulo quando "blasfemou" estava um bocado chateado com a/as mulher/es e disse estas baboseiras todas.
Já Lutero,deveria querer agradar lá aos homens da terra e ao Papa(homem) e também se lembrou de ser intolerante e ignorante.....
Quanto a Aristóteles só encontro uma razão para tamanha burrice ...tão esperto...estudou tanto e tanto que acabou por desaprender...ficou estúpido.
Termino com uma citação que para mim é um apelo à igualdade
"As mulheres constituem a metade mais bela do mundo."
( Jean-Jacques Rousseau)

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ESCRITOS MILENARES

“A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar- lhe: Senhor, que desejais que eu faça?” Zaratustra (filósofo persa, século VII a.C)

"Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado." Constituição Nacional Inglesa (lei do século XVIII)

"Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido, se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria." Leis de Manu (Livro Sagrado da Índia)

"Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado." Le Ménagier de Paris (Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV)

"As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.“ Henrique VII (rei da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, século XVI)

"Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio" Código de Hamurabi (Constituição Nacional da Babilônia, outorgada pelo rei Hamurábi, que a concebeu sob inspiração divina, século XVII A.C.)

"Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou- lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os Alcorão (livro maridos que sofrerem sagrado dos desobediência de suas muçulmanos, mulheres podem recitado por Alá a castigá-las: deixá-las Maomé no século VI) sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher."

"Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.“ São Paulo (apóstolo cristão, ano 67 D.C.)

"A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior." Aristóteles (filósofo, guia intelectual e preceptor grego de Alexandre, o Grande, século IV A.C.)

"O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.“ Lutero (teólogo alemão, reformador protestante, século XVI)

Por estes escritos milenares podemos verificar quão árduo tem sido o caminho para as mulheres chegarem aos dias de hoje, numa tentativa de condições de igualdade para com os homens. Infelizmente,sabemos que é uma luta diária. Mesmo em Países , ditos civilizados e progressistas, sabemos que assim não acontece, existe uma parafernália de situações dissimuladas...em Governos e Partidos Políticos , ditos DEMOCRÁTICOS... sabemos também que na maioria dos paises islâmicos e outros, as mulheres continuam na mesma situação destes escritos milenares...a escravidão, o papel do ser menor e inferior...até quando esta visão vai perdurar???????

Pobreza no feminino




Segundo a OIT, o género continua a ser uma linha divisória, um factor para a vulnerabilidade, para a pobreza e marginalidade social em quase todas as partes do Mundo. A pobreza no feminino não nos surpreende, uma vez que existem mais mulheres com carências sociais e materiais, estes temas foram os mais importantes na Quarta Conferencia Mundial sobre a Mulher, que se celebrou em Beijing em Setembro 1995.
Ainda hoje verficamos que a luta é actual e os objectivos continuam os mesmos. As mulheres continuam a vivenciar situações de desigualdade social comparativamente com os homens. Em Portugal existe uma proporcionalidade directa entre pobreza, niveis e padrões de ocupação muito desiguais que continuam a subsistir na nossa sociedade actual, pouco mudou. É de facto relevante, em relação ao género, que este seja um entrave e uma variável determinante para se aceder a um emprego...sabemos de antemão que os salários, as condições de trabalho, os benefícios e a segurança no trabalho são desiguais...
Segundo a OIT, o género condiciona a forma com que os individuos e as famílias experimentam a pobreza e se dispõe a enfrenta-la. A discriminação pelo sexo nas várias sociedades são um bom exemplo e mostram como as mulheres são mais vulneráveis à pobreza. Como é que uma sociedade,um país, pode desenvolver se não há justiça social nem condições para produzir? Para que haja decência e igualdade social os Governos deveriam criar condições de igualdade entre TODOS OS SERES HUMANOD, não criarem barreiras nem distinções em função do género, seja em casa , na comunidade , na economia ou , ainda na política.
As oportunidades para homens e mulheres deveria ser de forma similar, tanto os jovens como os mais velhos que também experimentam uma particular vulnerabilidade que apresenta características análogas, refere a OIT.
Enquanto se verificarem estas enormes diferenças, haverá evidentemente, muito mais pobreza. É muito complicado para as mulheres esta falta de oportunidades, de que forma poderão responder , por si só,às enormes adversidades resultantes da pobreza e "escravidão"? Como podem lutar pela sua emancipação e tornarem-se "PESSOAS" livres nas suas potencialidades, nas suas escolhas e no seu percurso...Basta , estou tão cansada de ver sempre os mesmos a pagarem a factura dos ricos e dos poderosos...